Penso em começar a psicoterapia, mas tenho dificuldade em tomar a decisão para começar
Esse é um impasse bastante comum, visto que a psicoterapia é um momento de bastante vulnerabilidade e parte pelo reconhecimento de que estamos passando por algum tipo de sofrimento que não damos mais conta de lidar sozinhos, precisando pedir ajuda. Neste caso, de profissionais da Psicologia. Quando tomada a decisão de iniciar o acompanhamento, também é a aceitação de que dores do passados podem ressurgir e isso desorganiza bastante qualquer pessoa.
Um recurso maravilhoso para ajudar na tomada de decisão é você procurar por profissionais com quem bate uma afinidade inicial por compartilharem características, gostos e valores que geram identificação e, com isto, acredita que pode sentir-se confortável em ser vulnerável e que será acolhida(o) quando fizer este movimento.
Posso fazer uma sessão experimental?
Sem dúvidas! A sessão experimental é justamente para testar a afinidade com as(os) profissionais que estamos mais dispostos, confortáveis, em começar a psicoterapia. É só combinar tudo certinho com a(o) profissional que você está conversando que é sucesso.
E um detalhe importante, geralmente a primeira sessão é bem estranha porque são pessoas que estão se conhecendo pela primeira vez. E além disso, é um período de tempo muito curto em que, na maioria das vezes, as(os) pacientes falam de toda a vida, tipo uma retrospectiva.
Quando tempo leva o acompanhamento?
Olha, essa é uma pergunta que não tem uma resposta, infelizmente. Cada pessoa tem seu tempo para começar a identificar e reconhecer os primeiros avanços terapêuticos. Geralmente, pelo o que venho observado com meus pacientes, é cerca de um ano e meio a dois anos até as melhoras terapêuticas começarem a ser mais estáveis.
O que posso falar é que existe um processo de alta, mas que ainda é bastante particular de cada paciente e o entendimento de que foi possível desenvolver as melhores e possíveis ferramentas para lidar com as dificuldades que nos deparamos e fazer a manutenção da nossa qualidade de vida.
Posso fazer sessões quinzenais?
Esse é um recurso que indica o início o processo de alta. Espaçamos as sessões para o quinzenal quando avaliamos que as(os) pacientes estão apresentando um avanço consistente. Nesse sentido, as sessões quinzenais, e depois mensais, entram como meio de acompanhamento deste avanço, sem o surgimento de demandas mais intensas. Mas também é muito comum voltarmos para sessões semanais caso surja aqueles tipos de demandas.
Caso as sessões quinzenais sejam o único jeito de você iniciar a psicoterapia, provavelmente por questão financeira, é algo a ser combinado com cada profissional. Entretanto, pode haver uma perda qualitativa no início da psicoterapia.